3 de Setembro de 1875: Nasceu Ferdinand Porsche
Ferdinand Porsche nasceu a 3 de Setembro de 1875 em Maffersdorf, Reichenberg (actual Vratislavice, na República Checa), no norte da Boémia, então parte integrante do Império Austro-Húngaro. Interessou-se pela tecnologia desde muito novo e tinha um grande fascínio pela electricidade. Aos 18 anos instalou-se em Viena onde começou a trabalhar como aprendiz na "Béla Egger & Co. (hoje Brown Boveri)", ao mesmo tempo que estudava na universidade técnica. O seu talento levou-o até ao departamento de investigação da empresa.
Em 1906 Ferdinand Porsche deixou a Lohner e assumiu a direcção técnica da Austro-Daimler. Aos 31 anos era o grande responsável por uma das maiores fábricas de automóveis da Europa e, uma faceta menos conhecida, também estava envolvido directamente na competição, conduzindo os modelos, que projectava. A 30 de Abril de 1923 juntou-se à Daimler-Motoren-Gesellschaft em Estugarda. A Daimler e a Benz fundiram-se no ano seguinte e em 1926 começaram a produzir automóveis sob o nome Mercedes-Benz.
Porsche esteve associado a diversos modelos que fizeram história, sobretudo os que utilizavam motores com compressor, entre os quais o mítico Mercedes-Benz SSK, surgido depois da fusão entre a Daimler Motoren Gesellschaft and Benz & Cie.
A Mercedes-Benz não estava muito interessada na produção de um pequeno automóvel leve e económico, um projecto que apaixonava Ferdinand Porsche, que deixou a empresa para trabalhar na Steyer. Em 1931 instalou-se em Estugarda onde criou uma empresa de consultoria. No ano seguinte foi convidado por Estaline para se instalar na União Soviética e dar início à construção de um automóvel, mas declinou.
Em 1936 visitou os Estados Unidos onde se familiarizou com a indústria automóvel americana e onde se inspirou para a produção dos Volkswagen na fábrica que foi construída em Wolfsburg. No ano seguinte, o governo nazi criou a Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH, uma empresa estatal, que pouco tempo depois passou a chamar-se Volkswagenwerk (a empresa do "Carro do Povo") e o "carocha" foi apresentado em 1938.
Durante a II Guerra Mundial a fábrica reconverteu-se para a construção de carros blindados e Ferdinand Porsche teve um papel determinante no desenvolvimento dos tanques Tiger, que marcaram o conflito com a sua superioridade.
No final do conflito, Ferdinand Porsche foi detido pelo exército francês e cumpriu 22 meses de prisão. Nesse tempo, "Ferry" Porsche não parou de trabalhar e começou a desenvolver um carro de competição – o Cisitalia – e quando Ferdinad viu o modelo, afirmou: "Tê-lo-ia feito exactamente igual". Desde essa altura, pai e filho continuam a trabalhar juntos, vindo a fazer história com a criação da Porsche em 1950.
Ferdinand Porsche morreu a 30 de Janeiro de 1951 em Estugarda...